Google tradutor

Ricardo Eletro

NEM TODOS OS VEÍCULOS PRECISAM TROCAR O EXTINTOR, ENTENDA!



Uma certa confusão vem sendo feita por donos de automóveis desde que surgiu a informação de que todos os veículos devem estar equipados desde dia 1º deste ano com extintores ABC. Na verdade todos os carros devem ter o novo modelo de extintor, mas nem todos os veículos precisam ter ele substituído, isso porque por determinação do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, todos os carros fabricados a partir de 2005 já vem com o extintor obrigatório, e a troca só se faz necessária se o equipamento estiver vencido.
Já os motoristas que têm carros fabricados até 2004, estes  têm que se adequar. O novo extintor da categoria ABC tem a validade de cinco anos e não pode ser recarregado. Com ele é possível apagar incêndios em todos os tipos de material. Já o mais antigo, modelo BC, usado até então, não tinha a mesma eficiência.
Quem for pego com o equipamento em desacordo com a nova determinação está sujeito a multa de R$ 127 e leva cinco pontos na carteira de habilitação e terá o veículo retido até que o equipamento seja substituido.
O aparelho precisa conter o selo de qualidade do Inmetro e a carga da pressão (no topo do cilindro, próximo à mangueira) deve estar sempre no verde.  Outro detalhe a ser observado é que o equipamento deve estar sem a embalagem plástica. Nossa redação conversou com muitos condutores que não sabiam deste detalhe e fizeram a substituição do equipamento sem necessidade e não foram avisados nem pelos vendedores, pois , na compra, não é mais preciso entregar o modelo antigo, como era feito antes. Portanto, antes de fazer a sua troca, observe no extintor do seu carro, se ao lado estiver as letras ABC, seu extintor não precisa de troca.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário